Planejamento - Experiência do Ippuc é apresentada em Bangladesh a pedido do Banco Mundial  05 de dezembro de 2017


A estrutura e a forma de atuação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foram apresentadas como estudo de caso em evento do Banco Mundial realizado em Dhaka, capital do Bangladesh, na Ásia. 
A convite do banco, o assessor técnico do Ippuc e coordenador da revisão da Lei de Zoneamento e Uso do Solo, Alberto Paranhos, participou, entre os dias 28 e 29 de outubro, do Fórum de Cidades:  Building Knowledge Networks and Partnerships for Sustainable Urban Development in Bangladesh.

"O evento confirmou, uma vez mais, o interesse de autoridades locais e instituições internacionais no processo de planejamento de Curitiba", diz Paranhos.
Entre os pontos de interesse dos participantes no evento sobre a atuação do Ippuc estiveram a continuidade do planejamento, a relação do Instituto com as esferas de governo, a remuneração dos servidores e os instrumentos do Ippuc para a troca de experiências.

Em Bangladesh, o Banco Mundial pretende implantar um Centro de Excelência para o Desenvolvimento Urbano (Center of Excellence for Urban Development - CEUD), a ser criado e instalado em Dhaka, em parceria com a Municipal Association of Bangladesh (MAB); o Bangladesh Institute of Planners (BIP); o Institute of Architects, Bangladesh (IAB); e o Institute of Engineers, Bangladesh (IEB), além de universidades locais, entre elas a Bangladesh University of Engineering and Technology (BUET), principal formadora de engenheiros e arquitetos no país. 
A ação fez parte da proposta do Banco Mundial para o fortalecimento dos governos locais por meio do projeto de cooperação técnica e financeira Municipal Governance Support Project in Bangladesh (MAB).

 

  Foto 01  Foto 02
Clique aqui para ler o relatório completo da representação do Ippuc no evento.