Especialista canadense aponta Curitiba como referência   12 abril 2018

 

"O plano de mobilidade urbana de Curitiba é referência no mundo todo". Quem afirma é o professor Mario Carrier, cientista social da Escola Superior de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional (Ésad) da Universidade de Laval (Canadá). Desde 2011, Carrier estuda cidades que estão na vanguarda do planejamento para o uso do transporte coletivo e que conseguem adequar suas políticas às necessidades locais.

 

"Cada modelo deve ser analisado a nível local, nacional e global. Curitiba assumiu um caráter proativo desde o início de seu planejamento, promovendo os corredores urbanos e criando sistemas com o BRT", afirmou Carrier em palestra feita, na manhã desta quinta-feira (12/4), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

 

"O caminho agora é ampliar os processos de participação cidadã e governança em suas decisões de políticas públicas", disse. Em apresentação a técnicos do Ippuc, feita em conjunto com a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Débora Follador, o professor explicou a metodologia e os resultados iniciais da pesquisa, que, além de Curitiba, tem foco especial nas cidades de Seattle (Estados Unidos) e Montreal (Canadá).

 

Leia mais...