Sistemas de informações do Ippuc dão suporte ao planejamento   19 abril 2018

 

No portal do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o www.ippuc.org.br, estão disponíveis diferentes sistemas de informação e estatísticas que dão suporte ao planejamento de Curitiba e também da Região Metropolitana.

 

De acordo com o coordenador de Geoprocessamento do Ippuc, Oscar Schmeiske, o instituto agrega cerca de 800 níveis de informações em suas bases de dados. "Elas são levantadas para atender três demandas principais: informações estatísticas gerais, atendimento a projetos específicos e definição de indicadores que permitam acompanhar os planos urbanos e o desenvolvimento da cidade."

 

Técnicos do Ippuc organizam as bases necessárias para aplicações nos projetos e no planejamento da cidade. Os dados, produzidos pelo instituto e por fontes secundárias, são coletados através de diversos instrumentos, incluindo visitas a sites de internet, consultas a sistemas, utilização de sensores e pesquisas de campo. São 60 funcionários envolvidos na coleta, organização e análise das informações.

 

As informações disponibilizadas pelo Ippuc podem ser exclusivamente estatísticas, como uma listagem do número de domicílios por bairro, ou especializada, como um mapa mostrando a concentração desses domicílios. "Na informação geográfica, é possível, por exemplo, cruzar dados sobre escolas e parques, a fim de saber a proximidade dos alunos a espaços de lazer da cidade", completa o coordenador de Geoprocessamento do Ippuc. "À medida que reconhecemos as demandas por informações específicas, vamos disponibilizando no site. Os dados mais buscados são mapas e planilhas prontos, mas também há a possibilidade de ir mais a fundo construir sua própria informação", diz Schmeiske.

 

Leia mais...