Agência Francesa destaca projeto de Curitiba e avalia novos investimentos    20 julho 2018

 

Em missão de avaliação do programa de investimentos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em andamento em Curitiba, a gerente de projetos da instituição, Aurelie Ghueldre, destacou o êxito da Prefeitura na implantação e integração de parques lineares ao longo do Rio Barigui, que contam com o financiamento da instituição e contrapartidas do município. "Visitamos os parques e vimos que o trabalho executado foi um sucesso. Certamente outras cidades brasileiras serão convidadas a conhecer a experiência de Curitiba", afirmou, nesta quinta-feira (19/7), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

 

Arquiteta urbanista responsável pela área de Desenvolvimento Urbano e Comunidades Locais da AFD, em Paris, Aurelie esteve em missão na cidade com a gerente de projetos da agência para o Brasil, Laure Schalchli, para visitas técnicas e de avaliação do cumprimento das metas do Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade da Rede Integrada de Transporte do Município de Curitiba. O investimento total no programa é de 72,3 milhões de euros, cerca de R$ 325 milhões pelo câmbio atual, sendo a metade correspondente à contrapartida do município.

 

Para Aurelie, a recuperação dos trechos do Rio Barigui integrada aos complexos de lazer e recreação dos parques lineares representa um ciclo vivo. "É um resultado muito interessante. Para a AFD é muito importante assegurar o desenvolvimento ambiental e social em seus investimentos", disse.

 

Em Curitiba, na terça (18/7) e na quarta-feira (19/7), as representantes da AFD estiveram nos trechos em obras da Linha Verde Norte e visitaram a área próxima ao Parque Guairacá, na Fazendinha, e o Parque Yberê, na região do Rio Bonito, no Campo de Santana.

 

Leia a notícia completa...