CIC ganha asfalto, projeto de Rua de Cidadania e iluminação de LED em praças     15 outubro 2018

 

Apontada como uma das regiões que mais cresce em Curitiba, a Regional CIC – formada pelos bairros CIC, Riviera, Augusta e São Miguel -, vem recebendo investimentos de grande porte em infraestrutura.

 

Em 2018, a população da Regional CIC contabilizou 824 pessoas a mais do que em 2017, totalizando 187.244 habitantes. A estimativa populacional foi elaborada pela Supervisão de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com base na atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Atenta à demanda crescente, a Prefeitura direciona uma série de ações para melhorar a qualidade de vida dos curitibanos que moram ou trabalham ali. Um exemplo são duas importantes obras de reciclagem de asfalto que as equipes da Secretaria de Obras Públicas fazem na Rua Durval Leopoldo Landal, do Moradias Caiuá, e na Estrada Velha do Barigui, no Sabará. As duas vias estavam com o pavimento deteriorado e cheio de remendos.

 

A Rua Durval Leopoldo Landal está sendo recuperada no trecho de 795 metros entre a Marcos Antônio Malucelli e a Pedro Aleixo. Já a Estrada Velha do Barigui , os serviços de revitalização do asfalto são feitos em dois trechos: entre a marginal da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Rua Raul Pompeia, num trecho de 1430 metros e outro entre as ruas Doutor Hugo Camargo e Antonio Pastre, numa extensão de 630 metros.. O investimento nas obras é de R$ 900 mil.

 

Ao todo, a CIC terá 8,6 quilômetros de asfalto novo nas ruas Paulo Warcokz, Cidade Jardim Olinda, Doutor Nelson Wolski Veloso, Estrada Velha do Barigui, Senador Accioly Filho, José Antunes Ferreira e Herculano de Araújo Filho.

 

Rua da Cidadania


Para trazer mais comodidade no atendimento ao cidadão, a Prefeitura também está projetando uma Rua da Cidadania na Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba. O equipamento vai atender com serviços públicos municipais, estaduais e federais os 187 mil habitantes que vivem na Regional CIC, a única da cidade que ainda não tem Rua da Cidadania em imóvel próprio.

 

O projeto da Rua da Cidadania da CIC está em fase de reestudo pelo Ippuc. A ideia apresentada no início da gestão, da estruturação com contêineres, foi readequada às funções e serviços do equipamento público.

 

A nova proposta é que a estrutura da Rua da Cidadania siga o mesmo padrão dos primeiros equipamentos similares implantados na cidade. No momento estão sendo feito estudos de materiais e desenhada a configuração da rua.

 

Haverá a integração com os equipamentos públicos existentes na área, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, do antigo CSU (Centro Social Urbano), bem como a incorporação da estrutura do Centro Cultural CIC, construção que não foi finalizada pela gestão anterior.

 

A próxima etapa será a da elaboração de um anteprojeto e de um termo de referência para a contratação dos projetos executivos necessários à licitação da obra.

 

Leia mais sobre as obras nesta região...