Greca aprova nova Academia da Guarda Municipal e Escola de Trânsito    25 outubro 2018

 

Curitiba irá contar com uma nova Academia da Guarda Municipal e Escola de Trânsito, como parte do processo de reestruturação da segurança pública na cidade.

 

A estrutura, a ser instalada no Parque dos Tropeiros, na CIC, terá auditório, salas equipadas para a capacitação, banheiros, refeitório, área reservada para estande de tiros e circuito educativo para o trânsito. O anteprojeto foi apresentado e validado pelo prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (25), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A proposta é de autoria do arquiteto Gerson Smal Staehler, do setor de Projetos do instituto.

 

"Estamos cumprindo o que está previsto no plano de governo, dando melhores condições de treinamento e de trabalho aos guardas municipais", afirmou o prefeito.

 

O Parque dos Tropeiros já abriga a sede do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Secretaria Municipal da Defesa Social, que será integrada ao novo complexo.

 

De acordo com o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o auditório será multiuso, podendo ser compartilhado para outras atividades a partir de agendamento.

 

"O Parque dos Tropeiros seguirá aberto à comunidade. O espaço continuará a receber eventos, sejam agropecuários ou de outras modalidades, ao mesmo tempo que a Guarda Municipal terá uma estrutura mais adequada à capacitação", reforçou Greca.

 

Treinamento

 

O atual Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal também funciona na CIC, em imóvel próprio do município (antigo barracão do Linhão do Emprego), na Rua Amilcare Bientinezi, 16.

 

A Escola Pública de Trânsito (EPTran) está instalada no Bosque da Fazendinha, junto à Casa Klemtz. "Com o funcionamento do novo espaço serão definidos novos usos para os locais hoje destinados ao Centro de Formação da Guarda e à Escola de Trânsito", explicou o presidente do Ippuc.

 

Com o anteprojeto aprovado pelo prefeito, a próxima etapa é a execução dos Termos de Referência, pelo Ippuc, para a contratação dos projetos executivos e futura licitação das obras. Os prazos seguirão os trâmites legais de licitação.

 

Leia MAIS...