Programa de monitoria amplia quadro de estagiários da Prefeitura    21 novembro 2018

 

A Prefeitura de Curitiba está ampliando os quadros de estagiários de ensino superior para atuar como monitores urbanos. A ação faz parte do programa UniverCidade, lançado nesta quarta-feira (21/11), pelo prefeito Rafael Greca juntamente com reitores e representantes de universidades da capital.

 

"Precisamos de pessoas com disposição e vontade de aprender a lidar com a cidade. Todos da Prefeitura acolhemos com alegria a esperança de acadêmicos que venham compor os quadros de Curitiba", disse Greca. "A cidade da primeira universidade do Brasil e hoje de muitas universidades está aberta e quer que meninas e meninos venham servir dentro da Prefeitura."

 

Pelo programa, 173 universitários, de terceiro e quarto anos, de cursos das áreas de exatas, biológicas e humanas passarão a fazer estágio na estrutura municipal com o papel de auxiliar no monitoramento urbano. Estão aptos a participar os acadêmicos de engenharias Civil, Ambiental, Florestal e Química; Arquitetura; Design; Geografia; Medicina Veterinária; Biologia; Agronomia; Tecnologia em Processos Ambientais e Zootecnia.

 

O processo de inscrição já está aberto pelo site de estágios da Prefeitura www.imap.curitiba.pr.gov.br/estagio. O interessado deve acessar o programa pelo banner UniverCidade.

 

O prefeito lembrou que foi justamente como estagiário da prefeitura que ele começou a carreira de servidor público. "Em 1974 era aluno da escola de engenharia e passei fazer estágio na Prefeitura por intermédio do Centro de Integração Empresa e Escola - CIEE", disse. "Atuei no Ippuc e na Fundação Cultural. Fui aprendendo a lidar com a cidade e, posteriormente, concursado do Ippuc, passei a integrar os quadros do município."

 

Período

Pelo UniverCidade os contratos de estágio são válidos por dois anos e incluem bolsa no valor médio de R$ 1.000,00 e auxílio transporte com duas passagens por dia. A carga horária é de quatro horas diárias, nos períodos da manhã ou tarde, somando 20 horas semanais. O investimento do município no programa para o ano de 2019 é de R$ 2,9 milhões.

 

Selecionados a partir de critérios de notas e desempenho e avaliação em entrevista, os estudantes serão chamados para atuar na estrutura da Prefeitura nas secretarias do Governo (SGM), Urbanismo (SMU), do Meio Ambiente (SMMA) e no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O processo de entrevistas e avaliação do histórico escolar terá início em 7 de janeiro e contratação dos aprovados está prevista para 4 de fevereiro de 2019.

 

O presidente do Ippuc e secretário de governo, Luiz Fernando Jamur, funcionário de carreira do município e que também estagiou na Prefeitura, ressaltou a importância da interação do futuro profissional com o setor público. "É uma experiência importante para o desenvolvimento de projetos em prol da cidade. Quando estudante pensava em ser engenheiro de rodovias. A partir do estágio tomei gosto pelo setor público, prestei concurso e segui carreira", disse.

 

Leia MAIS...