1940 a 1960 - O Plano Agache

Fatos que marcaram o período

 

A história formal do planejamento urbano inicia em 1943 com o Plano Agache. O Plano Diretor de Urbanização de Curitiba, como também era conhecido, estabeleceu diretrizes e normas para ordenar o crescimento da cidade, com ênfase no tráfego e no zoneamento das funções urbanas.


Centros especializados são definidos para cidade como: Militar - no bairro Bacacheri, Esportivo - no bairro Tarumã, de Abastecimento - Mercado Municipal no Centro, de Educação - Centro Politécnico, Industrial - no bairro Rebouças e Administrativo - no bairro Centro Cívico, cuja construção é iniciada em 1955.

 

Crescimento radial para a cidade, estabelecendo princípios de circulação, interligando os diversos centros propostos. Por este motivo, o plano também era chamado de Plano das Avenidas.

 

Esquema do Plano Agache - crescimento radial

 

Novo zoneamento para a cidade, parte integrante do também novo Código de Posturas e Obras que, além de dividir a cidade em zonas: comercial, industrial, residencial e agrícola, propõe uma reestruturação administrativa com a criação de um departamento de planejamento e urbanismo.

 

Construção do Teatro Guaíra e da Biblioteca Pública do Paraná.

 

Construção do Teatro Guaíra Biblioteca Pública do Paraná

 

Plano Agache

Plano Agache - Mapa do Plano das Avenidas