IPPUC hoje

 

Entrada do IPPUC na Rua Bom Jesus

O IPPUC nasce com a responsabilidade de desenvolver, detalhar e monitorar a implantação do Plano Diretor de Curitiba, atribuições que desempenha até hoje.

 

Conforme estabelece o Estatuto da Cidade, a Lei do Plano Diretor precisa ser revisada a cada dez anos. Em Curitiba, este processo ocorreu no ano de 2014, sob a coordenação e gestão do IPPUC, e contou com ampla e efetiva participação popular. Dentre os ajustes estão questões ligadas à mobilidade como a implantação de novos eixos estruturantes, que cortam os eixos atuais e interligam bairros, sendo destinados aos veículos de alta capacidade; ao macrozoneamento, que estabelece valores máximos de habitações por hectare em determinadas zonas; aos instrumentos de indução e controle do ordenamento físico da cidade e ainda questões ligadas às mudanças climáticas. A Lei 14.771 do Plano Diretor foi aprovada em dezembro de 2015.

 

Missão do IPPUC atualmente

Coordenar o processo de planejamento e monitoramento urbano da cidade, compatibilizando as ações do município com as da região metropolitana, em busca do desenvolvimento sustentável, por meio da formulação de planos e projetos urbanísticos alinhados ao plano diretor.

 

Objetivos estratégicos

  • Ordenar o crescimento da cidade com a distribuição adequada das atividades urbanas;
  • Criar soluções integradas, visando melhores condições sociais e econômicas da população;
  • Articular as políticas e diretrizes setoriais que interfiram na estruturação urbana do município e da Região Metropolitana;
  • Captar recursos e atrair investimentos para viabilizar a implantação de planos, programas, projetos e obras do Município.  

 

Funções

Além da função básica de Pesquisa e Planejamento, o IPPUC é responsável por:

  • Coordenar as ações do Plano de Governo Municipal;
  • Coordenar a elaboração e acompanhar a implantação do Plano de Obras;
  • Produzir, agregar e analisar informações relativas a indicadores sociais;
  • Produzir e coordenar a execução de projetos de arquitetura, comunicação visual e mobiliário urbano;
  • Coordenar a integração das diretrizes locais de planejamento às diretrizes metropolitanas;
  • Disseminar as práticas desenvolvidas em Curitiba, através da participação em eventos nacionais e internacionais e cooperação técnica com instituições de vários países.

 

Organograma

(Clique para visualizar atribuições de cada área)

 

Organograma do IPPUC

 

 

 

 

 

 

Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições Clique para visualizar atribuições