banner grande

 

01            02 

Dia 07 de Junho - O doutorando australiano Kieran Richards, da Universidade de Sidney (Austrália), visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, onde participou de uma apresentação sobre o planejamento urbano em Curitiba. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC.

     
 

Dia 07 de Junho - Assessores de planejamento urbano da Prefeitura de Assunção (Paraguai) estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, para uma conversa institucional. A visita foi intermediada pela Presidência do IPPUC.

     
     
03   04

Dia 07 de Junho - Realizada palestra no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), com a participação de arquitetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e funcionários do Instituto. Foram discutidos os novos procedimentos do Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (SICCAU).

 

 

05   06

Dia 08 de Junho - Realizada reunião na Secretaria de Governo Municipal (SGM) com representantes da Prefeitura de Curitiba para conhecimento dos detalhes do projeto de eletromobilidade apresentado pela empresa francesa NTL, fabricante de Veículos Leves sobre Pneus (VLP). O projeto de eletromobilidade do Município é objeto de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), voltado à implantação e operação de linhas de transporte público com acionamento elétrico. O PMI, publicado pela Prefeitura de Curitiba no dia 20 de maio passado, é uma espécie de concurso de ideias entre empresas interessadas e servirá de base para uma futura licitação do novo modal. Leia a matéria completa em: MAIS...

 
07  

Dia 09 de Junho - Nesta manhã reuniram-se, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), os integrantes da Comissão Preparatória para a 6ª Conferência Municipal de Curitiba, a 6ª COMCURITIBA. Foi discutida nesta data a homologação das inscrições, bem como os preparativos finais para a realização da 6ª COMCURITIBA, cuja abertura acontecerá no dia 15 de junho, às 19h00 na Reitoria. Veja a programação completa em: MAIS...

8.1  

Dia 09 de Junho - Estudantes de mestrado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, onde puderam participar de uma apresentação sobre a Linha Verde e o Campo de Santana. A visita foi intermediada pela Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT) da Prefeitura Municipal de Curitiba, Assessoria de Relações Externas do IPPUC e equipe técnica do IPPUC.

09    10

Dia 10 de Junho - Nesta manhã, os Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba participaram de uma reunião no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), onde puderam conhecer as diretrizes que estão norteando as discussões em torno da adequação da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, um trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe técnica do IPPUC. O objetivo da reunião foi fornecer subsídios para a análise posterior do anteprojeto de lei, quando este for encaminhado para a Câmara. Leia a matéria completa em: MAIS...

 

 

11   12

13

14

15

 

Dia 10 de Junho - A equipe responsável pelo Projeto "Pegada de Carbono" apresentou nesta tarde, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa no IPPUC referente ao ano base de 2015, considerando o consumo geral de água, energia elétrica, papel, tinta de impressoras, combustível nos deslocamentos dos funcionários de casa até o trabalho, combustível gasto pela frota do Instituto, realização de eventos, viagens para cursos, entre outros. A partir da avaliação com os funcionários do Instituto das campanhas já existentes, que visam incentivar a diminuição do consumo interno, foram obtidos os seguintes resultados: quanto à energia elétrica ("Me Poupe!", 77,4% de aprovação), o uso de copos plásticos ("Repense", 68,5% de aprovação) e a reutilização de folhas de papel ("Reutilize", 76,2% de aprovação). Apenas a campanha "Carona Solidária" não obteve ainda o resultado esperado.

 

Como resultado final, é possível afirmar que o IPPUC emitiu, no ano de 2015, 222 toneladas de CO2 equivalente, o que representou uma diminuição de 15,9% desde o início do Projeto "Nossa Pegada de Carbono", em 2013. Mas o caminho para um IPPUC mais sustentável continua e para isso foi criado o Programa de Gestão de Resíduos (PGR) com ações de cunho educativo e corretivo, com o objetivo de melhor gerenciar os resíduos gerados no Instituto. O PRG-IPPUC está disponível na intranet (ippucnet.ippuc.org.br) para quaisquer contribuições e sugestões de aprimoramento, até o dia 24/06/2016 e as contribuições podem ser encaminhadas para o e-mail sustentabilidade@ippuc.org.br.

 

Ao final da reunião, foram apresentados os integrantes da nova Comissão para monitoramento do Plano de Ação (ver última foto à esquerda), que estão à disposição para esclarecer nossas dúvidas e acolher todas as sugestões para 2016. Vamos tornar nossas atitudes sustentáveis!

 

Leia também a notícia publicada no site da Prefeitura Municipal de Curitiba em: MAIS...