geral

 

01   02

Dia 11 de Abril - Foram recepcionados pela Assessoria de Relações Externas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Prefeito de Assunção (Paraguai) e sua comitiva, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o processo de Planejamento Urbano de Curitiba.

 

 

04   03

Dia 11 de Abril - Representantes de diversas secretarias reuniram-se no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para finalizar o projeto que representará Curitiba no PRÊMIO - BLOOMBERG PHILANTHROPIES.  O objetivo do MAYORS CHALLENGE é "encorajar as cidades a gerar ideias novas e ambiciosas para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida da cidade - ideias com potencial de propagação para outras cidades com desafios semelhantes". A cada ano uma região do mundo é escolhida para participar. Agora chegou a vez da América Latina e do Caribe. Mais de 900 cidades da América Latina e do Caribe foram convidadas para competir, e 363 cidades inscreveram suas ideias, representando 22 países da região. A competição inclui um grande prêmio de US$ 5 milhões para o 1º lugar e quatro prêmios de USD 1 milhão para o 2º, 3º, 4º e 5º lugar às cidades que apresentarem ideias poderosas.

 

O período de inscrição já se encerrou e os cerca de 20 finalistas serão anunciados em junho. O Projeto de Curitiba utilizará o conceito de Transporte Orientado para a Inclusão (TOI - Transit Oriented Inclusion) para pessoas com deficiência, contemplando e dando visibilidade a um público historicamente excluído. Este projeto aplicará a metodologia de Design de Serviços à gestão do transporte para permitir uma análise sistêmica do serviço oferecido, incluindo em seu planejamento pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais, com o foco na qualidade e interação entre os atores envolvidos. A ideia da proposta é integrar os serviços de transporte disponibilizados pelo município por meio de uma plataforma de gestão georreferenciada que, através de acompanhamento em tempo real, proporcionará sua utilização de forma mais inteligente.

 

Participaram da elaboração do projeto os seguintes representantes:

IPPUC - Sérgio Póvoa Pires, Oscar Schmeiske, Manoel Barcelos e Márcia Krama

URBS - Roberto Gregório e Rosangela Maria Battistella

SITS - Paulo Miranda e Ana Paula Guzela Bertolin

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Mirella Prosdócimo, Fernanda Primo e Denise Maria A. de Oliveira Moraes

EDUCAÇÃO - Roberlayne Roballo, Suzan Ferst e Rosemeri Wojcik de Mello

 

 

05   06

Dia 13 de Abril - O curso de Análise Espacial I foi realizado nesta data, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), ministrado pelo Supervisor de Informações, Oscar Ricardo Schmeiske. O curso contou com a participação de vários funcionários das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e também de órgãos como SEBRAE, FIEP e IPARDES. Este é o primeiro de uma série de quatro cursos, que visam capacitar os funcionários para que possam aplicar o conhecimento nas suas áreas de atuação. O curso foi organizado pelo METROGEO e pela Escola Metropolitana de Administração Pública de Curitiba - IMAP.

 

 

07   08

Dia 14 de Abril - Aconteceu na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), o Workshop interno do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA) com o objetivo de fomentar a análise territorial do zoneamento da cidade para subsidiar as recomendações para a revisão da lei de Zoneamento de Curitiba, que já está sendo discutida nas Audiências Públicas (ver a próxima matéria abaixo).

 

 

09 10 11

Participaram os conselheiros titulares e suplentes do Conselho, facilitadores (técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC) e observadores externos.

A segunda parte do Workshop será realizada no dia 28/04, a partir das 14h00min, no mesmo setor da PUC, quando serão sistematizadas as contribuições dos participantes dos grupos de conselheiros.

 


Dia 14 de AbrilA Prefeitura Municipal de Curitiba convida a população para as Oficinas Regionais sobre o processo de Adequação da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo ao Plano Diretor de Curitiba.

O cartaz, distribuído nos ônibus e em todas as regionais, anuncia a programação completa das Oficinas que vão acontecer de 02 a 06 de maio/2016, conforme os horários mencionados. 

12