geral

 

01

Dia 28 de marçoO Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) recebeu nesta data a visita do Vice-Prefeito e Secretários da Prefeitura de Haikou, cidade localizada na China. Os visitantes participaram de uma apresentação sobre o processo de Planejamento Urbano de Curitiba. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura e Assessoria de Relações Externas do IPPUC.

 

 

02

Dia 29 de marçoEstiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), autoridades, Prefeitos e Vereadores vindos das cidades de Potosí, Montero, Santa Cruz, San Borja, Guayaramerin, todas localizadas na Bolívia, para conhecer um pouco mais sobre a organização do Planejamento Urbano de Curitiba. Esta visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura e a Assessoria de Relações Externas do IPPUC.

 

 

03   04

Dia 30 de março - Durante os dias 28, 29 e 30 de março foi realizada a quarta edição do Smart City Business América Congress & Expo, no Expo Unimed, em Curitiba.  Durante três dias, o Smart City reuniu palestras e debates sobre a sustentabilidade urbana nas cidades. Com o apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, participaram cerca de 80 prefeitos brasileiros e estrangeiros, centenas de gestores públicos e CEOs de empresas relacionadas a soluções e tecnologias para as cidades, além de diversos expositores de empresas que trabalham com projetos inovadores e tecnologias avançadas. Os temas tratados, todos voltados a planejar e manter cidades inteligentes, foram Mobilidade Urbana e Construção; Resiliência e Segurança Urbana; Planejamento Urbano e Construção; Saúde e Educação, Tecnologia e Inovação; Energia; Governança e Economia; Cidades Colaborativas e Sustentáveis e Sociedades Inteligentes.

 

A última data do evento, dia 30 de março, foi dedicada ao design e contou com a apresentação de Sérgio Póvoa Pires, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com o tema "Curitiba + Design", programa que vem sendo construído em consonância com o Plano Estratégico de Inovação e Design, proposto na recente revisão do Plano Diretor da cidade. Nesta data, ocorreram também as apresentações de Letícia Castro, Diretora Executiva do Centro Brasil Design, com o tema "A importância do Design Urbano"; Túlio Filho, com o tema "A importância do design nas políticas públicas: Saúde, Segurança e Educação"; e Marco Lobo Júnior, Coordenador de Projetos do Instituto Europeu de Design, com o tema "Design como transformador social".

Confira as notícias sobre o evento Smart City em: Mais...    Mais...    Mais...    

 

 

05

Dia 30 de MarçoEspecialistas na área de mobilidade vindos da cidade de La Paz, Bolívia, estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer o processo de Planejamento Urbano de Curitiba. Eles fazem parte da "Mi Teleferico" (em português "Meu teleférico"), Empresa Estatal Boliviana responsável pelo Transporte Teleférico que conecta a cidade de La Paz com o município de El Alto. A visita foi Intermediada pelo BID e pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC.

 

 

06   07

Dias 30 e 31 de Março - Durante todo o dia 30 de março, a Coordenadora Executiva da 6ª Conferência da Cidade - 6ª COMCURITIBA e Coordenadora Administrativa do CONCITIBA, Sheila Branco, participou do Seminário de Mobilização para a 6ª Conferência Estadual das Cidades no Estado do Paraná, realizado no auditório do Ministério Público Estadual. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual das Cidades - ConCidades Paraná, e contou com a participação do Presidente do ConCidades Paraná e Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Carlos  Roberto Massa Júnior; palestra do Coordenador da CAOP - Ministério Público do Paraná, Dr. Alberto Vellozo Machado; e apresentação sobre o Regimento Interno da 6ª CNC pelo Conselheiro Nacional das Cidades, Darci Barnech Campani.

 

 

No dia 31 de março foi realizada a 40ª Reunião Ordinária do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O primeiro tema debatido pelo plenário foi a organização e realização da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba - 6ª COMCURITIBA pelo Conselho, que deverá ocorrer em junho deste ano. A Coordenadora Executiva da 6ª Conferência da Cidade - 6ª COMCURITIBA e Coordenadora Administrativa do CONCITIBA, Sheila Branco, explanou acerca das alterações e deliberações apresentadas no Seminário de Mobilização para a 6ª Conferência Estadual das Cidades no Estado do Paraná e seus reflexos na 6ª COMCURITIBA. Na sequência foram apresentadas ao CONCITIBA as considerações acerca do processo de Adequação da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo ao Plano Diretor de 2015, pelo Secretário Executivo do CONCITIBA e Coordenador do Grupo Técnico de Zoneamento, Laércio de Araújo e demais Coordenadores deste grupo, os Arquitetos Miguel Roguski e Reginaldo Reinert.