banner

 

01 hh 02

03

 

04

Dias 25 e 26 de Setembro - Realizada reunião em duas tardes no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com professores da Secretaria Municipal de Educação que vieram conhecer o Plano Diretor da cidade. As visitas foram intermediadas pela Assessoria de Relações Externas do Ippuc (AREX) e as apresentações foram feitas pelas arquitetas Emanoele Leal e Liana Vallicelli, assessora da AREX. 

 
08   09

10

 

11

 

 

Dia 25 de Setembro - Foi maciça a participação popular nas audiências públicas sobre a lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo (LZUOS) realizadas nas regionais da Boa Vista e Pinheirinho, na noite de segunda-feira. Foram 305 os participantes nos eventos simultâneos que integraram as regiões dos quadrantes Norte e Sul de Curitiba para discutir e contribuir com a legislação que disciplina o uso do espaço urbano.

 

Na audiência na Rua da Cidadania do Boa Vista, que atendeu as áreas do Norte e também a Regional Matriz, compareceram 165 pessoas, que encaminharam 35 contribuições por escrito para a Lei.

 

No evento do Pinheirinho, que cobriu as áreas do Sul e integrou as regionais Bairro Novo e Tatuquara, participaram 140 pessoas e foram entregues 33 sugestões à legislação.

 

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Reinert, destacou o desafio da busca do equilíbrio no ajuste das regras urbanas de uma forma que atenda aos anseios da população e, ao mesmo tempo, a necessidade dos empreendedores. Leia a notícia completa em MAIS...


05   06
07  

Dias 26 e 27 de Setembro - Reunião na sala cidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com a participação da URBS e ENGEMID para discussão da Pesquisa Origem Destino - Grande Curitiba, realizada em 2016. Os pesquisadores foram a campo para coletar informações sobre os deslocamentos e as demandas do transporte em Curitiba e na região metropolitana. A partir deste panorama, o levantamento poderá permitir maior segurança na definição de estratégias sobre a mobilidade na capital. 


12   13

Dia 27 de Setembro - Reunião dos arquitetos Maria Miranda, da Coordenação de Circulação Viária, e Mauro Magnabosco, dos Projetos Especiais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com o representante do Conselho de Segurança (Conseg) Pilarzinho, João Carlos Flor. Em pauta a melhoria do tráfego na região como a rotatória da Rua Eugênio Flor e estudos para a área da Cruz do Pilarzinho e o cruzamento da Mateus Leme com a João Gava / Nilo Brandão.


14   15

Dia 27 de Setembro - Realizada reunião na sala redonda do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) do coordenador do processo de revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, Alberto Paranhos, com os vereadores da bancada Evangélica Ezequias Barros, Osias Moraes, Thiago Ferro e Dr. Wolmir. Os parlamentares apresentaram sugestões à legislação como o estudo da possibilidade de não ser considerado o coeficiente da área de estacionamento dos templos e que haja flexibilização dos parâmetros de construção de altura em relação à taxa de ocupação.


16  

Dia 28 de Setembro - Em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o prefeito Rafael Greca encaminhou estudo para a criação de um Memorial Paranista, no Parque São Lourenço.


29  

Dia 28 de Setembro - Realizada entrevista com a jornalista francesa Séverine Grosjean focando em várias pautas no design de Curitiba e sobre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A jornalista está dando uma volta ao mundo com o "The Nomad Creative Cities Project" para descobrir projetos culturais propostos pelas diferentes autoridades em algumas cidades que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba. Na foto, o arquiteto João Guilherme Ficinski Dunin, atualmente participando no desenvolvimento de projetos junto ao Ippuc. 


18   19

20

 

21

 

 

Dia 28 de Setembro - Realizada simultaneamente nesta noite, nas regionais Cajuru e Santa Felicidade, as audiências públicas sobre a Lei de Zoneamento, para debate e apresentação de sugestões pela população à legislação que trata do uso e ocupação do espaço urbano de Curitiba. Na Rua da Cidadania do Cajuru, 105 pessoas estiveram presentes e foram encaminhadas por escrito 22 contribuições para a lei. Em Santa Felicidade, no Clube de Pesca Vêneto, foram 132 participantes e encaminhadas 21 sugestões.

 

Nesta segunda-feira (2/10), das 14h30 às 17h30, haverá um workshop sobre a Lei de Zoneamento, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento será reservado à participação de representantes de entidades de classe, universidades e lideranças que encaminharam sugestões à legislação.

 

E na terça (3/10), das 15h às 17h, também no Salão de Atos do Parque Barigui, será realizada audiência pública complementar aberta a todos os interessados. Haverá ônibus gratuitos para garantir a ida e o retorno da audiência partindo do Terminal Campina do Siqueira.

 

Leia a notícia completa em MAIS...

22   23

Dia 29 de Setembro - Realizada no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) uma apresentação institucional sobre o planejamento urbano aos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cidade de Laguna (SC), que estavam acompanhados de seus professores Claudione Fernandes de Medeiros, Fabiano Teixeira dos Santos e Renata Rowgoski Pozzo. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Externas do Ippuc. 


24   25

Dia 29 de Setembro - Realizada na sala cidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a reunião mensal da Supervisão Administrativa e Financeira (SAF) para avaliação e acompanhamento do trabalho. 


26   27

Dia 29 de Setembro - Realizada reunião com o vereador Mauro Ignácio e equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para discussão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo (LZUOS).