geral

 

01   02

Dias 14, 15, 16 e 17 de MarçoOs participantes do V Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana, com ênfase em Instrumentos de Gestão e Planejamento Urbano, realizaram nestas datas uma Oficina para discussão e desenvolvimento do trabalho final, a partir de visita técnica realizada anteriormente, tendo como foco do estudo uma área escolhida de Curitiba. Divididos em duas equipes, os grupos puderam se reunir na Sala Cidade e Sala Redonda, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), para se prepararem para a apresentação de propostas no Seminário Final, marcado para o dia 18 de março.

 

 

03

Dia 15 de Março - Para tratar do Projeto Viaduto do Tarumã, reuniram-se nesta manhã, no gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Coronel Sérgio Luiz Trats, Diretor do Colégio Militar, o Coronel Alexandre Melo de Carvalho, o Presidente do IPPUC Sérgio Pires e a Supervisora de Planejamento do IPPUC, Ariadne Giacomazzi M. Manzi. 

 

 

04

Dia 17 de MarçoForam comemorados nesta data os aniversários dos funcionários do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que completaram anos nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Parabéns a todos os aniversariantes!

 

 

05   06

07

Dia 17 de MarçoRealizada nesta noite, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Audiência Pública do Processo de Adequação da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo ao Plano Diretor de Curitiba.

 

O zoneamento é uma forma de setorizar a cidade em relação a suas funções e também às densidades de ocupação. A revisão do Plano Diretor, finalizada em 2015, traz agora um momento de atualização e aprimoramento da lei de zoneamento, uso e ocupação do solo. 

 

A Audiência contou com 90 participantes, que puderam conhecer as discussões que estão sendo realizadas pela equipe de profissionais 

08

do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e também contribuir com sugestões para a adequação da Lei de Zoneamento. 

 

O período de consulta pública, que teve início em 17 de março, foi estendido até o dia 15 de junho deste ano. Serão praticamente três meses para que a população possa se inteirar a respeito da atual legislação e apresentar contribuições.

 

Conheça o histórico do zoneamento em Curitiba e a Lei de Zoneamento em: Mais...

Mais notícias sobre a Audiência em Mais... 

Contribua com sugestões à Lei de Zoneamento em Mais...

 

 

Dia 17 de Março - Uma das discussões trazidas pelo novo Plano Diretor de Curitiba são as medidas que a Prefeitura Municipal deverá tomar em relação à redução do número de vagas de garagem nas construções de novos prédios, em determinadas regiões da cidade, a partir de agora. A medida servirá para desestimular o uso do carro nos centros urbanos, o que já vem acontecendo em muitas cidades no mundo. Qualquer decisão nesse sentido se dará neste ano, durante a revisão da Lei de Zoneamento e Uso do Solo de Curitiba.

 

Veja a matéria sobre o assunto em Mais...

 

Lembrando que o período para contribuições à Lei de Zoneamento teve início em 17 de março e terminará em 15 de junho deste ano. Saiba mais sobre esta Lei em Mais... ou participe com sugestões em Mais...

 

 

09   10

11

Dia 18 de Março - Para finalizar as atividades do V Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana, com ênfase em Instrumentos de Gestão e Planejamento Urbano, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) contou com uma sexta-feira muito especial.

 

No início da manhã, os participantes do Curso, nas equipes 1 e 2,  apresentaram os trabalhos de conclusão das Oficinas realizadas no início desta semana. Em seguida, houve um workshop para discussão das propostas trazidas pelos integrantes das equipes.

 

No início da tarde, aconteceu a entrega de certificados aos participantes e em seguida uma homenagem aos demais 

12

colaboradores do Curso. Para o encerramento, compareceram os representantes da JICA, ABC, Consulado do Japão e Sérgio Pires, Presidente do IPPUC.

 

Às 15h30min deu-se a Palestra Magna "Instrumentos Urbanos Inovadores, com foco em PPPs Urbanas", com o palestrante Carlos Leite. A tarde terminou ainda com um coquetel de encerramento, realizado em frente ao auditório do IPPUC.

 

Saiba Mais...