geral

 

01   02

03

Dia 25 de Abril - Realizado nesta tarde, no Teatro Paiol, o evento "O Design e as novas cidades", que reuniu designers, arquitetos, professores universitários, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, para discutir maneiras inteligentes e criativas de enfrentar os novos desafios impostos pelo crescimento e modernidade nos grandes centros urbanos. No evento foi realizada uma Mesa de Debate que contou com os palestrantes Sérgio Póvoa Pires, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Cezar Borsa, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Letícia Castro, Diretora do Centro Brasil Design (CBD), Áulio Zambenedetti, Presidente da Prodesign>PR e Srini R. Srinivasan, CEO da Lumium Design e Diretor Executivo do Icsid (International Council of Societies of Industrial Design). O evento foi promovido pelo IPUCC em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o Centro Brasil Design (CBD) e a ProDesign/PR. Leia a matéria completa em Mais...

 

 

05   06

07

Dia 26 de Abril - O designer indiano Srini R. Srinivasan proferiu a palestra "Estratégias de Planejamento com as ferramentas do Design" no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Srini, que possui amplo conhecimento sobre projetos de sucesso envolvendo o Design em grandes cidades, compartilhou sua experiência como CEO da empresa norte-americana Lumium, com os técnicos do IPPUC. O evento foi realizado por meio de uma parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o Centro Brasil Design (CBD) e a ProDesign>PR. No IPPUC, o evento fez parte do projeto "E por falar em cidade...", realizado todos os meses.

 

 

 

 

08

 

 

Dia 26 de Abril - Ocorreu no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) a reunião para organização final da segunda parte do Workshop interno do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA), sobre o Zoneamento da cidade. A reunião foi coordenada pelo Secretário Executivo do CONCITIBA, Laércio Araújo e teve como participantes os técnicos do IPPUC que serão facilitadores durante o Workshop, que será realizado na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), no dia 28/05.

 

 

 

09   10

Dia 28 de Abril - Realizado na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) o Workshop interno do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA), sobre o Zoneamento da cidade. Neste segundo momento, o trabalho teve como foco a apresentação da sistematização das contribuições trazidas pelos conselheiros e seus segmentos (realizada no momento anterior, em 14 de abril), e em seguida os grupos se reuniram para o registro de recomendações à Lei do Zoneamento.

O evento reuniu os Conselheiros Titulares e Suplentes do CONCITIBA para discutir as adequações necessárias na Lei de Zoneamento, que deverão estar finalizadas até 25 de junho, contudo as contribuições da população devem ser feitas até o dia 15 de junho de 2016, pelo link:

Mais...

 

 

11 12

Dia 28 de Abril Um projeto de revitalização, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), foi apresentado à população nesta quinta-feira, dia 28 de abril, no Memorial de Curitiba. A revitalização abrangerá as ruas Saldanha Marinho, Ébano Pereira e o entorno da Praça João Cândido e mobilizará uma força-tarefa entre as Secretarias de Defesa Social, Turismo e Obras. Entre as obras, está prevista a instalação de um Centro de Atendimento ao Turista, próximo às Ruínas de São Francisco. Leia a notícia publicada em Mais...

 

 

13

 

Dia 29 de AbrilRealizada no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a 2ª Reunião da Comissão Preparatória para a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba - 6ª COMCURITIBA, sob a coordenação da Coordenadora Executiva da 6ª COMCURITIBA, Sheila Branco. Estiveram presentes os Conselheiros do CONCITIBA Janaína de Fátima Chudzik e Luiz Alberto Iubel. Na ocasião foi dada continuidade às atividades de planejamento da 6ª COMCURITIBA, incluindo a deliberação acerca do calendário da Conferência.

 

 

 

 

Dia 29 de Abril - A pesquisa de campo "Origem Destino - Grande Curitiba" teve início no dia 08 de abril e tem como objetivo levantar o volume e as características dos deslocamentos realizados pela população em suas atividades diárias. Os hábitos de deslocamento das pessoas que moram e passam por uma região são investigados para que se possa saber de onde vêm, para onde vão, como vão e quando fazem isso.

 

Por meio do cruzamento dos resultados desta pesquisa será possível estabelecer projeções futuras para as necessidades de deslocamentos da população, o que é fundamental na definição das melhores estratégias para o planejamento da mobilidade em Curitiba. 80 mil endereços foram sorteados por computador para participarem desta pesquisa, de acordo com uma listagem fornecida pelo IBGE. O prazo para o término da pesquisa, em Curitiba e 17 municípios da Região Metropolitana, é até o final de outubro deste ano. Saiba mais detalhes sobre a pesquisa, nas notícias publicadas em Mais...