banner

 

 

01   02

03 

04

 

 

Dia 08 de Maio - Nesta tarde, estiveram em visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), os netos da família Möller, proprietários da casa onde hoje é a sede do Instituto. Sandra Leu, Elsa Kompatscher, Jean Leu e sua esposa Francine Ludwig vieram rever o casarão, construído na década de 30, onde moravam seus avós Hans Möller e Pauline e as duas filhas do casal Grete e Úrsula. No espaço eram realizadas as reuniões e festas do Consulado Alemão na falta do cônsul.

 

Com linhas da arquitetura Germânica, que ainda hoje expressa o bom gosto, simplicidade e requinte de seus antigos proprietários, este endereço foi escolhido pela bela vista panorâmica que oferecia da cidade à época e o grande terreno que possibilitou o cultivo de muitas árvores frutíferas, horta e a criação de pequenos animais.

 

Para a construção da casa, Hans Möller contratou uma construtora alemã, a Weif U. Freitag e importou alguns materiais que nunca foram desenvolvidos no Brasil, como o sistema de pesos das janelas, que continuam os mesmos.

 

O imóvel foi alugado em setembro de 1965 para o IPPUC e adquirido pela Prefeitura em 1969.

 

Para conhecer melhor a história da família, com fotos e detalhes sobre a Casa Möller, consulte o material "Casa Möller: Sede do Ippuc" da pesquisadora Cíntia Mara de Souza Palma, que na época da sua elaboração era estagiária do curso de História da UFPR, disponível no site do IPPUC (entrar em http://www.ippuc.org.br/, clicar em Informações e depois em Biblioteca). 
Confira as fotos:    
Antes    Depois
07   05
08   06
     

Dia 11 de Maio - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) recebeu os visitantes Rafaela Rocha Sicuro, Adrieine Colleone, Cristopher Christmann, Manoela Silva, Rodrigo Souza, Carlos Ramos, Gabriel Silva, Felipe Souza, Marco Gonçalves, Guilherme Kumman, Julio Enz, Roberto de Oliveira, Rodrigo Xavier, Rafael Rosa, Henrique Ribeiro e Silviane Silva, da PROJEVIAS - Projetos, Arquitetura, Urbanismo e Consultoria de Sinalização Viária Ltda., de Curitiba. Eles puderam conhecer um pouco mais sobre o Planejamento Urbano de Curitiba e o trabalho do IPPUC. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC. 


Dia 15 de Maio - Estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Pedro Silva, Fernando N. Paticci e Paula Teles, respectivamente das Instituições MPT (Planeamento do Território) e LP (Lugar do Plano) que ficam nas cidades do Porto e Aveiro (Portugal) e do CREA (PR). Os participantes assistiram a uma palestra sobre o Planejamento Urbano de Curitiba e conheceram o trabalho realizado pelo IPPUC.

 

Também estiveram no IPPUC Liliane Aparecida Robacher, Sadami Yashida e Renato Lobato do Instituto de Estudos Amazônicos (IEA) da cidade de Macapá (Amapá) para conhecer o trabalho do IPPUC.

 

As visitas foram intermediadas pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC. 

  

Dia 16 de Maio - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) recebeu a visita de Carlos Alberto Pinheiro de Souza, da Pinheiro Arquitetos, para um atendimento sobre o trabalho realizado pelo IPPUC. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC. 

  

Dia 18 de Maio - Um grupo de 26 alunos do Instituto Camillo Filho (ICF), faculdade de  Teresina (Piauí) visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer o trabalho realizado pelo IPPUC. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC. 


Dia 22 de Maio - Um grupo de 24 alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participou de uma reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer um pouco mais sobre o planejamento urbano na cidade de Curitiba. A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC.


Dia 24 de Maio -  Os(as) professores(as) Fabiana Crivano Lopes, Rui Wagner R. Sedor e Elizandra Barbosa, da ISAE / FGV (Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul) de Curitiba estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) em reunião preparatória para o módulo da pós-graduação que ocorrerá em Curitiba. O encontro foi intermediado pela Assessoria de Relações Externas do IPPUC.


09   10

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 24 de Maio -  Acessibilidade e ciclomobilidade foram pautas da reunião da Câmara Técnica do Conselho da Cidade (Concitiba), nesta quarta-feira, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Os temas compõem o Plano Setorial de Mobilidade, que está em revisão pelo Instituto. 

 

O arquiteto Ricardo Mesquita, do Centro Vida Independente (CVI), fez palestra sobre os desafios da acessibilidade e a necessidade da adequação dos espaços urbanos para garantir o deslocamento seguro das pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção. E os representantes da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), Fernando Rosenbaum e Felipe França Silva traçaram um panorama da atuação do grupo na defesa da ciclomobilidade e citaram pesquisas que apontam o interesse dos cidadãos a migrar para outros modais de transporte se houver investimento em infraestrutura. Saiba mais...