banner

 

05   06  

07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dias 05 e 06 de Junho - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba recebeu a visita da Missão Técnica da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, cujos integrantes vindos das prefeituras de Duque de Caxias, Magé, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e São Gonçalo, participaram de palestras sobre o Processo de Planejamento Urbano de Curitiba e Base de Dados para o Planejamento (no IPPUC) e o Transporte Público de Curitiba durante visita ao CCO - Centro de Controle e Operação (na URBS). Fizeram visitas técnicas pela cidade de Curitiba, conhecendo pontos característicos de nossa Cidade como os eixos estruturantes, ruas da cidadania e os parques Tingui e Barigui. Com foco nas intervenções integradas de desenvolvimento urbano, mobilidade e meio ambiente visitaram também a Ópera de Arame, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque Alemão e Terminais de Transporte. 

 

 

 

01

  2.1  
Dia 06 de JunhoO Seminário Internacional de Capacitação em Engenharia Naturalística, aberto nesta terça-feira, no Hotel Bristol Brasil 500, representa o fortalecimento da parceria entre o município e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O evento visa ao aprimoramento dos profissionais da Prefeitura que trabalham no Projeto Viva Barigui, de recuperação e conservação de ambientes naturais em áreas de margens de rios degradadas por ocupações irregulares. O Viva Barigui conta com financiamento de R$ 85 milhões pela AFD para ações de infraestrutura, fiscalização e educação ambiental para a recuperação da Bacia do Rio Barigui. Leia mais... e mais...  

 

3.1

  04  
Dia 07 de JunhoNesta quinta-feira, a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentou à Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal a nova proposta de Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo (LZUOS) da cidade. O Projeto de Lei deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores até o fim deste mês e a previsão é que seja votado até o fim do ano. Para o dia 28 de junho está prevista a apresentação da proposta na reunião ordinária do Conselho da Cidade (Concitiba). Leia mais... e mais...  

 
 

08

 

09

 

Dia 26 de Junho - Curitiba fará parte das celebrações do centenário de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013). O convite para que a cidade integre a homenagem ao ex-presidente, Nobel da Paz pelos esforços contra a política do Apartheid, foi feito ao prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (26/6), pelo embaixador da África do Sul, Joseph Mashinbye, e a mulher, Nolukhanyo Mashinbye. Os eventos serão em julho.

 

"Mandela não foi apenas sul-africano, mas um filho do mundo", afirmou o embaixador na reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Segundo Mashinbye, o objetivo das homenagens é fazer com que o exemplo deixado por Mandela em defesa do próximo seja ampliado globalmente, para que episódios ocorridos no tempo do Apartheid não se repitam. "Há menos de três décadas meu próprio país me definiu como sub-raça. Nelson Mandela mudou isso", disse o embaixador.

 

"Vamos celebrar Nelson Mandela, grande líder na defesa dos direitos humanos, com uma exposição", disse Greca. No encontro com o embaixador, o prefeito lembrou que ele e a primeira-dama, Margarita Sansone, conheceram Mandela em um evento no Rio de Janeiro organizado pelo então governador fluminense Leonel Brizola. "Tivemos a honra de conhecê-lo e acompanhar uma conferência de Mandela sobre direitos humanos. Foi uma personalidade impressionante", comentou.

 

Mais importante líder da África, Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Mvezo e morreu em 5 de dezembro de 2013 em Johanesburgo. Leia a notícia completa em MAIS...


 

10

  11  

Dia 28 de Junho - O prefeito Rafael Greca assinou, nesta quinta-feira, com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Paraná, Jorge Luiz Moreira Silva, contrato de cessão gratuita do prédio onde funciona, desde 1996, a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, na Regional Cajuru. A cessão, anteriormente em caráter precário, passou a ser pelo período de 20 anos prorrogável por igual tempo.

 

"O Patrimônio da União nos dá a cessão de uso gratuito da escola e regulariza o funcionamento dessa importante unidade de educação da Regional Cajuru", afirmou o prefeito.

 

A Escola Durival Britto e Silva atende a 775 estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e já foi campeã na Olimpíada Brasileira de Robótica com alunos também representando o Brasil em competições internacionais do gênero.

 

A assinatura do contrato de cessão entre o município e a SPU ocorreu durante reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na manhã desta quinta-feira (28/6). Leia MAIS...

  
 

12

  13  

Dia 28 de Junho - A proposta de Lei de Zoneamento que a Prefeitura deverá encaminhar à Câmara Municipal nos próximos dias e o Programa Curitiba 2035 foram pautas da 48ª reunião Ordinária do Conselho da Cidade (Concitiba), realizada na tarde desta quinta-feira, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

 

O coordenador da revisão lei no Ippuc, economista urbano Alberto Paranhos, elencou as principais mudanças propostas à legislação feitas a partir de contribuições da sociedade organizada apresentadas em audiências públicas e enviadas pela internet. Mais de mil sugestões foram encaminhadas e analisadas pelo corpo técnico do Ippuc para compor a legislação.

 

Paranhos destacou que a queda no crescimento demográfico de Curitiba projetada para os próximos anos é uma das premissas que norteiam a legislação. "Teremos o chamado bônus demográfico, que nos permitirá pensar o desenvolvimento sem a pressão por habitação", observou.

 

A proposta a ser encaminhada à Câmara Municipal tem 239 artigos estruturados em uma seção para cada tipologia de zoneamento, de forma a facilitar a consulta. No pacote legal estão as propostas para o Zoneamento Básico: que diz o que pode, onde pode e quanto pode construir, incluindo o sistema viário básico com a hierarquização das vias.

 

Leia a notícia completa em MAIS...