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Dia 01º de Setembro - Curitiba terá o aporte de US$ 50 mil da Bloomberg Philantropies para a implementação do projeto  "Transporte para Inclusão" ou Transit Oriented Inclusion (TOI), uma plataforma georreferenciada que visa a maior eficiência dos serviços de mobilidade para pessoas com deficiência. Os recursos deverão ser geridos em parceria com a Vital Strategies, braço da Bloomberg para a implementação de soluções relacionadas à Saúde Pública.

 

A informação sobre a escolha da cidade para receber o subsídio foi enviada ao prefeito Rafael Greca, na última quinta-feira (30/8), por e-mail assinado pela coordenadora do Prêmio Bloomberg Mayors Challenge, Cristina Cacciato.

Para Greca, o suporte da Bloomberg Philantropies ao projeto para o avanço no transporte inclusivo é um incentivo ainda maior ao fortalecimento de Curitiba como cidade inteligente. "Curitiba tem a inovação em seu DNA. O reconhecimento da Bloomberg ao projeto TOI nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo com o Vale do Pinhão e todas as iniciativas que favorecem a nossa smart-city", afirma o prefeito Rafael Greca.

 

No e-mail enviado ao prefeito, Cristina Cacciato também elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura. O programa foi coordenado por equipes técnicas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Urbanização Curitiba (Urbs), com a participação da engenheira Rosângela Battistella (Setran), o suporte do Conselho da Pessoa com Deficiência, da Assessoria da Pessoa com Deficiência, por intermédio de Fernanda Primo e da assessoria  de Informação e Tecnologia.

 

Em novembro de 2017, a convite da Bloomberg, uma equipe da Supervisão de Informações do Ippuc participou, em Santiago, no Chile, do evento de revisão dos projetos do Mayor Challenge, no qual foi apresentada a atualização da proposta do TOI Curitiba. Na capital chilena, as técnicas do Ippuc, Ana Paula Bertolin e Márcia Krama, apresentaram um vídeo do prefeito Rafael Greca em que ele destacou o projeto como mais um passo para a inclusão plena dos cidadãos com deficiência na busca da igualdade de oportunidades, garantindo a todos o direito de ir e vir com qualidade.

 

A partir do georreferenciamento dos usuários e o acompanhamento em tempo real será possível a maior eficiência dos serviços de transporte inclusivo como a Linha Acesso, que atende gratuitamente, na modalidade porta a porta, as Pessoas com Deficiência que necessitam locomover-se até os atendimentos de saúde. O TOI é uma plataforma de gestão integrada e colaborativa para a melhoria do serviço de transporte, centralizando o agendamento e criando roteiros integrados para atendimento das demandas diárias dos usuários.

 

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Dia 06 de Setembro - O corpo técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) esteve reunido no auditório, com o economista e coordenador da revisão, Alberto Paranhos, para uma apresentação sucinta do Projeto de Lei de Revisão do Zoneamento, já na Câmara Municipal, e do anteprojeto de Lei de Outorga e Transferência, que aguarda resolução pelo CONCITIBA (Conselho da Cidade de Curitiba).  


     
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Dia 12 de Setembro - O prefeito Rafael Greca anunciou nesta quinta-feira (13/9), às 15h, no Salão Brasil da Prefeitura, a instalação de uma pequena central hidrelétrica no Parque Barigui. O sistema será implantado graças à doação de uma turbina helicoidal pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH). O termo de recebimento foi assinado durante a solenidade.

 

O sistema, parte do programa Curitiba Mais Energia, vai aproveitar a vazão do vertedouro do lago da unidade de conservação e será capaz de gerar cerca de 21.600 Kwh/mês, o que equivale à metade da energia consumida no parque e ao consumo de 135 residências médias.

 

A produção será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica da Prefeitura pode chegar a R$ 132 mil por ano.

 

As obras de implantação começam ainda neste ano sem prejuízo às atividades do parque e têm previsão de entrega para março de 2019.

 

Espaço Nicolau Klüppel

 

A Pequena Central Hidrelétrica do Parque Barigui e o centro de educação ambiental anexo terão o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, que dedicou anos da sua carreira ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e faleceu em outubro de 2016, aos 86 anos.

 

Formado em 1955 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalhou de 1960 a 1965 na Prefeitura de Curitiba e participou da implantação do Plano Diretor da cidade. Foi também assessor técnico para assuntos de água e saneamento dos prefeitos Jaime Lerner e Saul Raiz.

 

Conforme lembrou Greca em diversos momentos da solenidade, Klüppel foi um dos precursores da solução do uso de lagos para captação de água para evitar enchentes, o que proporcionou a criação de alguns dos principais parques da cidade, como o Barigui e o São Lourenço. Além disso, participou da concepção do programa Lixo Que Não é Lixo.

 

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Dia 17 de Setembro - Uma comitiva com 14 representantes do governo e de órgãos de cooperação da Coreia do Sul está em Curitiba para conhecer as ações da cidade nas áreas do planejamento, transporte, meio ambiente e desenvolvimento social.

 

Em visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta segunda-feira (17/9), os sul-coreanos reforçaram o interesse na integração do transporte e uso do solo, no uso de parques como estruturas de prevenção contra enchentes e na operação dos BRTs (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês) nas canaletas exclusivas. Também foi ponto de atenção, a habitação de interesse social.

 

Na apresentação, orientada pela coordenadora da Assessoria de Relações Externas do Ippuc, Rosane Amélia Popp, foi apresentado o processo de evolução do planejamento da cidade, os instrumentos urbanísticos de potencial construtivo, que permitiram a construção de parques, a preservação cultural e a geração de recursos para habitação de interesse social.

 

O coordenador de Operações de Tranporte da Urbs, Ismael França, explicou a ampliação da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) com a primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul somada à Linha Verde e a projeção com as futuras obras de conclusão da linha direta pela canaleta até o Pinheirinho e dos ligeirões no eixo Leste-Oeste. "Aumentamos em 30% a capacidade no eixo e vamos ganhar em mobilidade com a implantação da linha direta nos demais eixos de transporte", observou.

 

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Dia 19 de Setembro - Alunos da Universidade de Yokohama e Erica Shirakata, da Prefeitura de Itu (SP), estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer os projetos atuais do Instituto para o planejamento na cidade. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.

 


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25 de Setembro - Empresários da cidade de Joinville (SC) visitaram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer o planejamento urbano da cidade. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


   

Dia 26 de Setembro - Rita Rolim, Thaísa Redeziegel, Valéria Dal Pai, Eduardo C. Munhoz, Gabriel Camargo, Laryssa Teixeira, Ana Carolina Hecklu, Thomas Rodrigues, Karine Santiago Munareto, Claudete Boff, Maira Oliveira Pires, vindos da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), Rio Grande do Sul, estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer os atuais projetos de planejamento para Curitiba. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.


Dia 28 de Setembro - Estudantes da Unioeste (PR) visitaram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para conhecer o trabalho de planejamento de Curitiba. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.