Modus operandi do IPPUC é motivo de visita da Prefeitura de São Bento do Sul   12 de Abril de 2022 

 

Técnicos da Prefeitura de São Bento do Sul estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer o funcionamento interno da autarquia municipal, tais como: as atuais competências e os detalhes da estrutura organizacional; de acordo com a disposição do quadro de servidores, passando pela parte tecnológica como a do geoprocessamento e a distribuição financeira. Em reunião, nesta terça-feira (12/4) na Casa Polonesa, a comitiva foi recebida pelo assessor da presidência, Ricardo Bindo, pela diretora de Informações, Liana Valicelli, pela diretora do Administrativo-Financeiro, Elvira Woss, e pelo coordenador Administrativo-Financeiro, Tadeu Meyer. Todos servidores do Instituto.

Durante a visita técnica, foram apresentados também alguns exemplos de projetos bem-sucedidos e que estão alinhados ao Plano Diretor atual, aprovado em 2015 e que consolidou as diretrizes estabelecidas nos planos diretores anteriores.

 

“O Instituto considera o Plano Diretor como principal instrumento de trabalho e ao longo da nossa história conseguimos implantar diversos projetos porque eles estavam alicerçados ao Plano. Sempre atuamos em parceria com a prefeitura e, na gestão do Prefeito Rafael Greca, temos a feliz coincidência de o nosso presidente, Luiz Fernando Jamur, ser também o secretário de governo da Prefeitura. Com isso, o alinhamento entre IPPUC e Prefeitura acontece literalmente dentro de casa”, explicou Bindo.

 

Entre os exemplos atuais apresentados, o Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba, que é a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba, foi citado entre os desafios do Ippuc no que diz respeito ao tamanho do processo de trabalho que envolveu diálogo intenso com a comunidade local e beneficiará 1.147 famílias que serão transferidas para novas moradias. Sendo que na primeira fase já serão entregues 752 unidades habitacionais.

A comitiva teve a oportunidade de compreender o funcionamento da estrutura do Instituto a partir de uma visão macro e demostrou interesse em aprofundar em assuntos específicos como o geoprocessamento, área que lançou recentemente o portal GeoCuritiba, um instrumento inovador que apresenta os mapas com tecnologia de ponta utilizada pela Nasa.

Participantes

Prefeitura de São Bento do Sul

Ariel Poletto Stricker, engenheiro civil e secretário de Planejamento Urbano

Marcelo L. Milla, engenheiro civil e diretor de Planejamento Estratégico Urbano.

Sergio Paloma, engenheiro civil e diretor da Secretaria de Urbanismo

Paulo Roberto Schuhmacher, engenheiro cartógrafo do Departamento de Urbanismo

Ricardo Callado, arquiteto urbanista do Departamento do Planejamento Estratégico Urbano

Sheliga Foitt, engenheira civil do Departamento do Planejamento Estratégico

Victor Mamuel Braga Medina, engenheiro cartógrafo

Kelly Thiemann, arquiteta urbanista do Departamento do Planejamento Estratégico Urbano

Flavio Palmquist Pinheiro, arquiteto urbanista do Departamento de Urbanismo

Carla Hoffmann, presidente da Câmara dos Vereadores de São Bento do Sul

Jucelino Kellner, presidente do Conselho da Cidade (Concidade)

Charles Costi, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos Planalto Norte (Aeplan)

Júlio César Teixeira, presidente do Núcleo de Desenvolvimento Urbano da Associação Empresarial de São Bento do Sul