Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba:

O Município de Curitiba, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID está preparando uma operação de crédito para o “PROGRAMA DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DE CURITIBA”. Trata-se de um Programa estruturado sob a modalidade de Programa de Obras Múltiplas, que contempla o financiamento de obras similares e complementares, mas independentes entre si. O PROGRAMA tem como objetivo geral a melhoria das condições de mobilidade urbana da população, por meio de intervenções na infraestrutura viária, com foco na priorização do Transporte Coletivo em detrimento ao Transporte individual.

Dentre as intervenções que integram o Plano de Ações do Plano de Mobilidade Urbana de Curitiba, destaca-se a implantação do projeto nominado Ampliação da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2. A Linha Direta Inter 2 é responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia, atravessa 28 dos 75 bairros de Curitiba, onde se concentram 580 mil habitantes. É composta por 67 ônibus e atualmente possui velocidade média de 21,40 km/h no sentido horário e 17,77 km/h no sentido anti-horário.

A Linha Direta Inter 2 possui um itinerário circular que faz a conexão entre os cinco Eixos Estruturais e foi idealizada como um reforço à linha paradora Interbairros II, a qual também se beneficiará da aplicação dos investimentos para revitalização e ampliação da capacidade viária, pois possuem itinerário coincidente em aproximadamente 60% do percurso. Essas duas linhas carregam juntas 155 mil passageiros por dia.

Implantada em 1992, a Linha Direta operava inicialmente com uma velocidade média de 32 km/h. O objetivo das intervenções previstas é recuperar parte desta velocidade, o aumento da capacidade, a melhoria do serviço ofertado e a consequente recuperação dos passageiros do sistema. Atualmente, a linha de maior demanda trafega fora de canaletas ou faixa exclusiva. Opera com intervalos (frequência) de aproximadamente 2,86 minutos (sentido horário) e aproximadamente 4,23 minutos (sentido anti-horário), totalizando 106 e 127 minutos para completar o circuito no sentido horário e anti-horário respectivamente. A demanda transportada representa, em alguns trechos, cargas equivalentes a alguns ramos dos corredores estruturais, justificando assim a importância dessa linha no sistema de Transporte de Curitiba.

Para que seja alcançado os objetivos iniciais do projeto serão necessárias obras de implantação de faixas exclusivas, compartilhamento de trechos de canaletas, reforma e reconstrução de terminais de transporte, remodelação de estações-tubo, alterações geométricas em cruzamentos saturados, construção de viadutos, implantação de binários de tráfego e priorização semafórica.

AVALIAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL DA AMOSTRA REPRESENTATIVA R5 (.pdf)
MARCO DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL R5 (.pdf)
MARCO DE REASSENTAMENTO INVOLUNTÁRIO R6 (.pdf)
PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL R5 (.pdf)
PLANO DE REASSENTAMENTO INVOLUNTÁRIO DA AMOSTRA REPRESENTATIVA R7 (.pdf)

ROP - Regulamento Operacional do Programa BID (pdf)