O PROJETO DE GESTÃO DE RISCO CLIMÁTICO BAIRRO NOVO DO CAXIMBA - MUNICÍPIO DE CURITIBA estabelece alternativas para favorecer a resiliência urbana, contribuindo com a adaptação às mudanças climáticas e a melhoria da qualidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Barigui.

Com recursos obtidos a partir da contratação de empréstimo financeiro junto à AFD, a proposta contempla um conjunto de intervenções destinadas à recuperação ambiental da APP do rio Bariguí na área de abrangência da Vila 29 de Outubro, com ênfase no reassentamento de 1.147 famílias que estão irregularmente estabelecidas às margens do corpo hídrico. Com a desocupação da APP e a implementação das ações estruturais contidas na proposta o número de famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade socioambiental  

Os dispositivos de projeto envolvem, também,  ações de desenvolvimento urbano e regularização fundiária do núcleo comunitário, a partir da implementação de obras de infraestrutura e macrodrenagem urbana, além de mecanismos do Projeto do Trabalho Social, que irá proporcionar inclusão e melhoria das condições socioeconômicas e de habitabilidade na região.

A proposta de recuperação ambiental da Vila 29 de Outubro está alinhada com os conceitos de planejamento urbano de Curitiba, que busca de forma integrada, promover a recuperação, a preservação e a conservação ambiental e o bem-estar da população, oferecendo espaços urbanizados, salubres e de qualidade de vida.

Como um projeto de relevante cunho socioambiental e de garantia da sustentabilidade e do ordenamento equilibrado dessa importante área situada no encontro dos Rios Barigui e Iguaçu, exemplares distintos da bacia hidrográfica curitibana e paranaense com relevância nacional.

Muitos dos problemas originados pelas alterações climáticas podem ser previstos. Quanto mais preparadas as cidades estiverem para o seu enfrentamento, menores serão as consequências para as populações, e mais próximas elas estarão de um meio ambiente mais equilibrado e seguro para todos.

 

Estudo de Impacto Social e Ambiental - EISA (pdf)

Plano de Ação de Reassentamento - PAR (pdf)