banner

 

01   02

Dia 06 de Março - "Planejamento urbano: a cidade é pensada pelas mulheres no Ippuc".   

 

A opção pela cidade, por planejar o espaço urbano, é uma área cada vez mais conquistada pelas mulheres. Na comparação de currículos elas têm as melhores notas e estão sempre à frente na busca por desafios.

 

Talvez este seja um indicativo do porquê o número de estagiárias das áreas técnicas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) supere o de estagiários. Das 50 vagas de estágio ocupadas no Ippuc 30 são de mulheres. Não se trata de oposição a gêneros, mas de uma realidade.

 

Do total de funcionários, o Ippuc ainda tem mais homens que mulheres. São 108 postos ocupados por eles e 91 por elas. Porém, nos quadros de comando do instituto a predominância é feminina. Três das quatro supervisões são comandadas por elas: Supervisão de Planejamento, por Rosane Valduga; de Informações, por Liana Vallicelli, e Administrativa-Financeira, por Elvira Wos. Elas também são maioria nas coordenações e na Assessoria de Relações Externas.

 

O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, destaca que as mulheres fazem parte da história do planejamento urbano de Curitiba. "Franchette Rischbieter, doutora Dúlcia Auríquio, Milna Leone, Teresa Oliveira, Rosane Valduga, Liana Vallicelli, Célia Bim, Elvira Voss. São muitas as referências em diferentes áreas e em tempos distintos", diz.

 

Leia a notícia completa em MAIS...

 

Dia 08 de Março - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) recebeu a visita de  Takeo Ochi, da JICA do Japão, que participou de uma apresentação sobre o planejamento de Curitiba, focado na atualidade. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.


 
03   04

Dia 11 de Março - A partir de um projeto conjunto, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) pretendem investir na formação de um corpo técnico de suporte ao desenvolvimento de cidades inteligentes. A parceria prevê o intercâmbio de atividades, com a ida de técnicos do Ippuc ao Japão e a vinda de especialistas japoneses a Curitiba, sendo o processo subsidiado pelo governo japonês.

 

A ação faz parte da continuidade de um convênio do instituto com a agência, firmado em 2011, e que será objeto de atualização. O andamento deste processo foi discutido nesta segunda-feira (11/3) em reunião de representantes da Embaixada do Japão e da Jica com os supervisores do Ippuc de Informações, Liana Vallicelli; de Planejamento, Rosane Valduga e de Implantação, Sérgio Matheus Rizzardo. Leia MAIS...


05   06

Dia 11 de Março - Aprovada pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira, a regulamentação do projeto Rosto da Cidade representa um avanço para recuperação urbana e revitalização da região central de Curitiba. O projeto de iniciativa do Executivo teve unanimidade entre os 29 votantes.

 

Desenvolvido pelo Ippuc em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, o Rosto da Cidade tem seis etapas de execução e envolve revitalização de prédios públicos e privados de interesse histórico e melhorias na acessibilidade, paisagismo e iluminação pública.

 

"A regulamentação do Rosto da Cidade é um benefício para Curitiba e todos os curitibanos, porque autoriza a Prefeitura a trabalhar na conservação não apenas dos edifícios públicos, mas também de importantes imóveis que hoje se encontram em situação precária", afirma o coordenador do projeto no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Mauro Magnabosco.

 

"O Rosto da Cidade não é um projeto de mudança estética, mas uma ação ampla e integrada de renovação urbana da região central. Uma iniciativa do prefeito Rafael Greca para a atração de famílias e atividades que gerem renda em locais, antes referenciais, e que se transformaram em mocós e pontos de insegurança", completa Magnabosco. O projeto será desenvolvido em seis etapas. Saiba MAIS...

 

07

 

Dia 13 de Março - O Prefeito Rafael Greca abriu a terceira edição do Italian Design Day com os temas Design e Cidade do Amanhã, na noite desta terça-feira, dia 12/03, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Curitiba foi a única capital do Brasil escolhida pelo governo italiano como sede do evento, realizado simultaneamente em 100 cidades do mundo.

 

Com os temas "Design e Cidade do Amanhã" esta edição do IDD contou também com a participação do arquiteto italiano e professor da Universidade de Florença, Giacomo Pirazzoli, com a abordagem sobre hortas verticais.   

Segundo o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Rafaelle Festa, o tema do evento convergiu às ações desenvolvidas em Curitiba.  "Não foi por acaso que Curitiba foi escolhida como a única capital do país a ser sede do IDD neste ano. Isso se deve ao reconhecimento da cidade como smart-city e por sua história de planejamento".

 

Para Greca, a tradição pode gerar inovação. "Este é o caminho da geração de oportunidades a todos. Quanto mais para trás puxarmos o arco da história, mais à frente lançaremos a nossa seta no alvo da inovação."

 

Em sua apresentação, o prefeito pontuou o design curitibano ao longo da história, começando pelo brasão do município que retrata a araucária, a árvore símbolo da cidade e do Paraná e que na versão de 1900 trazia a inscrição "Semper Ad Excelsa" que se traduz do latim como "Sempre Alta".

 

Ao finalizar a sua palestra, Greca foi saudado pelo arquiteto e professor da Universidade de Florença, Giacomo Pirazzoli, que em sua palestra defendeu a implantação de hortas verticais em prédios, viadutos, passarelas, e em outros elementos da estrutura das grandes cidades para o desenvolvimento da agricultura comunitária e de subsistência com o plantio de alimentos orgânicos aliado aos benefícios ambientais gerados por coberturas vegetais.

 

Completando o evento do Italian Design Day foram feitas apresentações pelas empresas Habitech, de construção sustentável, e da Planet Idea, de implantação de um bairro inteligente em Milão e de uma cidade inteligente no Brasil, a Smart-City Laguna, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O evento foi fechado com um debate mediado pela equipe da HAUS/Gazeta do Povo. Leia a notícia completa em MAIS...

 

Dia 13 de Março - A Coordenação de Relações Externas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), acompanhou as delegações do BRICS, vindas da Rússia, China e África do Sul, além do próprio Brasil, em uma visita ao MON (Museu Oscar Niemeyer). A visita foi intermediada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARIN).


08   09
10  

Dia 19 de Março - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) recebeu os funcionários da Onward (Organización para el Desarrolo de América Latina y el Caribe), vindos do Peru, Bolívia e Brasil, para uma apresentação sobre planejamento urbano na cidade de Curitiba. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.

 


     

Dias 21 e 22 de Março - Estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) os (as) visitantes Jhessica Reia, Afonso Santiago, Freddy Aldana Medina, Tayana Melo, Leuã Fergus, participantes do congresso da Smart City nesta semana, e vindos do Rio de Janeiro (Brasil) e Peru e Argentina.

Também estiveram no IPPUC, no dia 22 de março, os participantes do congresso da Smart City vindos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além do Peru. Todos participaram de uma breve visita para conhecer o Instituto de Pesquisa e Planejamento. As visitas foram intermediadas pela Agência Curitiba. 


     
11   12

Dia 27 de Março - Realizado no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o encontro Diálogos Urbanos com o tema "O Processo das Conferências Habitat e a Nova Agenda Urbana", apresentado pelo nosso colega de IPPUC e ex-Subdiretor Regional do UN-Habitat (Nações Unidas) para a América Latina e Caribe.

Foi uma ótima oportunidade para discutirmos os projetos, programas e demais atividades desenvolvidas pelo instituto e seus alinhamentos com as novas diretrizes mundiais de urbanismo.  


     

Dia 29 de Março - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) recebeu o visitante da Espanha, Albert Gisperti, para uma conversa sobre legislação do patrimônio histórico. A reunião foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.