banner grande

 

Dia 01 de Agosto - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba recebeu a visita de Ana Carolina Fernandes, da Secretaria de Urbanismo de Belém (Pará), para uma apresentação institucional sobre o processo de Planejamento Urbano de Curitiba. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.

 

03  

 

Dia 07 de Agosto - Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (UNIUBE) da cidade de Uberaba (MG) estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, onde participaram de uma apresentação institucional sobre o processo de Planejamento Urbano de Curitiba. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.


     
02   01

Dia 08 de Agosto - Professores e estudantes de doutorado em Design, da Kookmin University, de Seul, na Coreia do Sul, estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba para uma apresentação institucional sobre o processo de Planejamento Urbano de Curitiba. A visita foi intermediada pela Coordenação de Relações Externas do IPPUC.


04 Divulgação/Ippuc   05 Divulgação/Ippuc
06 Divulgação/Ippuc  

Dia 22 de Agosto - Em sua 53ª Reunião Ordinária, realizada em 22/8, no Ippuc, os integrantes do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA) conheceram detalhes dos Planos Regionais que estão em elaboração no instituto. 


     
07 Divulgação/Ippuc  

 

 

Dia 22 de Agosto - Em reunião do Comitê Gestor do Selo Curitiba Cidade do Design, nesta quinta-feira (22/8), a diretora de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Liana Vallicelli recebeu Guido Dezordi, presidente do Prodesign, o segundo tesoureiro do Prodesign, Nelson Toba, a diretora técnica do Centro Brasil Design, Ana Brum, Aglaine Florindo Keller, do Sebrae-PR, Gulherme Zuchetti, da Arin e Aulio Zambenedetti, da Fundação Cultural de Curitiba.


     
08 Divulgação/Ippuc   09 Divulgação/Ippuc
10 Divulgação/Ippuc  

Dia 27 de Agosto - Realizado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba um Webinar sobre Indicadores Ambientais para Gestão Urbana, com enfoque em Serviços Ecossistêmicos, pelo ICLEI América do Sul. O seminário online teve como objetivo oferecer uma visão geral sobre as oportunidades para os governos locais de aprimoramento da sua gestão da biodiversidade, por meio de estratégias de mensuração dos serviços ecossistêmicos. Foi uma oportunidade de ter contato com indicadores ambientais e demais estruturas de reporte e síntese de dados, além de conhecer experiências práticas de outras cidades. O webinar foi ministrado em espanhol e facilitado pela equipe da UFZ - Helmholtz Centre for Enviromental Research, apoiadores técnicos do Projeto INTERACT - Bio. 


11 Divulgação/Ippuc   12 Divulgação/Ippuc

14 Divulgação/Ippuc

 

15 Divulgação/Ippuc

 

16 Divulgação/Ippuc

 

13 Divulgação/Ippuc

 

Dia 30 de Agosto - Realizado o encerramento do workshop Caximba Resiliente e a cidade sustentável no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. O evento foi realizado ao longo da semana com a participação da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), técnicos da Prefeitura e a participação de Rosenil dos Santos Fragoso, presidente da Associação de Moradores da Vila 29 de Outubro, e a vice-presidente Fabíola Rebouças representando a comunidade.

 

Os encaminhamentos feitos por Curitiba para a transformação socioambiental em área de risco do Caximba foram validados pelo gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Rogério Barbosa, e Jeanne Souvent e Quentin Guégand, consultores em meio ambiente da empresa Base. A empresa foi contratada pela AFD para atuar no diagnóstico do Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba.

 

Na opinião do gerente de projetos da AFD, é importante o olhar que vem de fora para oferecer contribuições. Para ele, o workshop representou um processo de aprendizado no encaminhamento do financiamento ao projeto.

 

Segundo o coordenador do projeto no Ippuc, arquiteto Mauro Magnabosco, o workshop confirmou que os objetivos da AFD para as questões envolvendo mudanças climáticas e inclusão social são convergentes às linhas do projeto em curso pelo município.

 

Participaram do encerramento do evento, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, acompanhado da equipe técnica, além de integrantes do Ippuc, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Segurança Alimentar e Nutricional, da Fundação de Ação Social, da administração regional do Tatuquara e de outros setores do município.

 

Leia a notícia completa...